nosso mundinho

nosso mundinho
cada dia uma nova experiência

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

relatório conclusivo do projeto livro digital

Relatório  de  conclusão  de  Projeto

Projeto Integrado de Aprendizagem
PROINFO
“Tecnologia e a educação:
Como a ferramenta movie maker pode auxiliar no trabalho docente.”
 O projeto tinha o objetivo de Promover a integração entre o trabalho docente e as ferramentas tecnológicas apresentadas na UE, para serem utilizadas na aprendizagem escolar; através de:
·       Explorar as ferramentas tecnológicas da escola;
·       Desenvolver hábitos de utilização variada sobre essas ferramentas, para desenvolver projetos e rotina.
·       Aprimorar seus conhecimentos técnicos visando o planejamento de uma aula, com a utilização desses recursos tecnológicos;
·       Aprender a criar apresentação de slides como filme e livro digital.
E isto utilizando as ferramentas:
·                   Computador com os programas, Google, foto scape e Windows movie make;
·                    pendrive
·                    TV ou lousa digital ou ainda data-show com telão.
O projeto alcançou seus objetivos de forma falhada, pois infelizmente não foi possível trabalhado na integra, e assim utilizou-se de flexibilidade e criatividade para tal, devido aos muitos problemas ocorridos com as ferramentas em nossa escola, como perda de computador e impressora, a internet sem funcionar dias e dias, ou dias sim e outro não, o data-show quebrar e a lousa não chegou a escola. Desta forma o projeto foi dificultoso, mas concluído de maneira prática, com o envolvimento dos professores.
Ao elaborar o livro digital descobrimos que deve-se respeitar algumas formas de montar a historinha:
·                   Utilizar de preferência imagens já em tamanho certo (A4), para quando for aumentá-la esta não fique distorcida;
·                    As frases de cada imagem deve ser curtas, de 2 a 3 linhas no máximo, para não poluir visualmente a imagem ou tirar a beleza da mesma;
·                    A música de fundo não deve ter fala, para não atrapalhar na hora da professora ler na tela;
·                    A escrita deve ter outra cor no fundo, para destacar, e de preferência cor vibrante, e em contraste com a imagem;
Uma maneira diferente de contar uma historinha, no qual as crianças gostaram muito, e já se levantou a ideia de fazer uma outra historinha usando os personagem da própria escola, como professores, funcionários e as crianças.
Sem mais.

Sylvia Paola Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário